Presidente da APEJESE participa de reunião com entidades representativas na SESCAP/SE 

Na tarde desta segunda-feira (24), representantes de várias entidades ligadas à classe contábil participaram de uma reunião na sede do Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de Sergipe (SESCAP/SE), em Aracaju.

Participaram representantes da FENACON, CRC, ASCONT, APEJESE e ASCC. O encontro, promovido pelo presidente do SESCAP/SE, Francinaldo Rodrigues, foi uma oportunidade de apresentar o planejamento de ações do sindicato para o segundo semestre. “Ao longo dos próximos meses, estão previstos cursos e palestras com temas voltados ao setor, a exemplo da Reforma Tributária. Está prevista também a primeira edição do JOCOGIPE (Jogos dos Contabilistas do Estado de Sergipe), uma seletiva para representar o nosso Estado nos Jogos dos Contabilistas Brasileiros, em Recife, no mês de outubro”, informou o presidente.

Outra ação é a caravana de Sergipe que marcará presença no maior evento do setor de serviços do Brasil, a Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas, a CONESCAP, que ocorrerá em novembro, em Fortaleza.

Para 2024, o presidente apresentou a COESCAP (Convenção Estadual das Empresas de Serviços Contábeis, Auditorias e Perícias do Estado de Sergipe), prevista para janeiro do próximo ano.

Pacto pela Contabilidade

O SESCAP/SE foi fundado em 1994, após uma mudança no formato de Associação, para ampliar a atuação e se inserir no contexto nacional. A presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Salete Barreto, faz parte dessa história e destacou a importância do sindicato. “O SESCAP/SE foi importantíssimo na minha vida profissional. O que a gente adquire aqui, como empresário, é um conhecimento sem igual. Durante mais de 20 anos, fui diretora da entidade. E hoje, mesmo à frente do CRC, trabalhamos em conjunto. Eu gostaria que as empresas tivessem essa mesma visão e se somassem ao SESCAP/SE”, ressaltou Salete.

E foi justamente com o intuito de fortalecer a atividade no estado, que o presidente Francinaldo Rodrigues aproveitou o encontro para lançar o chamado “Pacto pela Contabilidade”, com o objetivo de unir as ações em prol das empresas e profissionais. “Nossa ideia é pensar na Contabilidade de forma ampla, com foco na representação, sustentabilidade dos negócios e na socialização com eventos voltados ao lazer e saúde dos contadores”, explicou Francinaldo.

A vice-presidente da Região Nordeste na FENACON, Gleide Selma Santos, falou sobre a necessidade de ampliar ações.
“O SESCAP/SE é uma entidade sem fins lucrativos que sempre trabalhou pelos contadores e pelas empresas. E quando buscamos benefícios para a atividade, muitos outros setores também ganham. Por isso, é importante que as pessoas conheçam o sindicato e a nossa atividade profissional. Isso nos faz crescer”, reforçou Gleide.

O presidente da ASCONT (Associação dos Contabilistas de Estância e Região Centro-Sul de Sergipe), Ferreira Neto, avaliou a iniciativa. “A classe contábil está avançando muito em relação a essas pautas de treinamento e planejamento. Nós estamos, agora, diante de uma alteração tributária, então o contador é o personagem principal nesse cenário e precisamos estar preparados”, disse.

Da esquerda para Direita: Alvani Júnior (APEJESE e ASCC), Genivaldo Conceição (ASCONT), Gleide Selma (FENACON), Francinaldo Rodrigues (SESCAP/SE), Salete Barreto (CRCSE) e Ferreira Neto (ASCONT/SE)

O presidente da APEJESE (Associação dos Peritos Judiciais do Estado de Sergipe), Alvani Bomfim, que representou também a ASCC (Academia Sergipana de Ciências Contábeis), falou que um dos pontos positivos do encontro foi a reflexão sobre o futuro da Contabilidade. “Essa é uma ideia que a Academia já vem trabalhando de olho no futuro, pela sobrevivência da Contabilidade. Para isso, precisamos incentivar a formação de estudantes. Para os peritos, esse embasamento também é importante, afinal, o perito contador é, de certa forma, o olhar do juiz. A união das entidades é fundamental para fortalecer as nossas atividades”, finalizou Bomfim.


Fonte: http://sescap-se.org.br/sindicato/artigos-e-noticias/acoes-conquistas/sescapse-propoe-pacto-pela-contabilidade/